Gestão de Resíduos

Por que a gestão de resíduos eletrônicos é importante?

Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) contêm substâncias altamente perigosos como chumbo, mercúrio, cádmio e várias outras substâncias tóxicas. Se não forem geridas adequadamente, estas substâncias podem contaminar o solo, a água e o ar, representando uma grave ameaça à saúde humana e aos ecossistemas.

Ao reciclar, os materiais tóxicos são mantidos fora dos aterros, protegendo assim a saúde dos seres humanos e da vida selvagem. Os materiais usados na fabricação de eletrônicos são prejudiciais ao meio ambiente se não forem descartados adequadamente.

Segundo a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, os resíduos urbanos são definidos como:

1. “os resíduos de recolha indiferenciada e de recolha seletiva das habitações, incluindo papel e cartão, vidro, metais, plásticos, biorresíduos, madeira, têxteis, embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores, bem como resíduos volumosos, incluindo colchões e mobiliário;

2. “os resíduos de recolha indiferenciada e de recolha seletiva provenientes de outras origens, caso sejam semelhantes aos resíduos das habitações na sua natureza e composição.”

Focando no core business da TROPHYFLASH LDA | ESTUDIOPT destacam-se dois tipos de resíduos - os Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e as Pilhas e Acumuladores (PEA).

Os REEE são quaisquer EEE que são descartados pelo seu detentor. Estão incluídos todos os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que são parte integrante do equipamento no momento em que o mesmo é descartado.

EEE são equipamentos que, de forma a funcionarem corretamente, estão dependentes de corrente elétrica ou de campos magnéticos, bem como todos aqueles que geram, transferem e medem essas correntes e campos.

A TROPHYFLASH LDA | ESTUDIOPT tem como principal atividade a venda destes produtos e, por isso, assume a responsabilidade pelos impactos ambientais que estes causam quando chegam ao fim do seu ciclo de vida. Desta forma, é disponibilizado um contentor fornecido pela ERP - European Recycling Platform -, na loja física, para que, tanto os REEE e os PEA sejam devidamente descartados e reciclados.

A TROPHYFLASH | ESTUDIOPT também está a reutilizar as embalagens e enchimentos de proteção que vêm dos fornecedores usando-os como a principal fonte de matéria de embalagem.  Estamos conscientes que esta prática ajuda a redução da quantidade dos materiais necessários para a fabricação de novos produtos, reduzindo a poluição do ambiente.

Acreditamos que qualquer negócio baseado no consumo, incluindo o nosso, ainda não consegue ser totalmente sustentável dentro dos atuais limites de Sustentabilidade nos Negócios. Estamos a trabalhar para garantir que estamos a minimizar o nosso impacto, fazendo todo o possível ao nosso alcance. 


Nº Produtor EEE: PT101273 | Nº Produtor PEA: PT06001427 - A responsabilidade pela gestão dos resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Pilhas e Acumuladores foi transferida para a Entidade Gestora ERP – European Recycling Platform. Mais informações, incluindo os valores de prestações financeiras fixadas a favor daquelas, https://erp-recycling.org/pt-pt/prestacoes-financeiras