Aplicação Smartphones para controlo multi-câmara CANON XF605 e EOS Cinema

Dezembro 27, 2023

Canon apresenta aplicação para smartphones para controlo multi-câmara e nova atualização de firmware para a gama XF605 e EOS Cinema

Lisboa, Portugal, novembro de 2023 – A Canon Europa anunciou a aplicação para smartphones Multi-Camera Control para dispositivos iOS1. Esta nova aplicação gratuita permite aos utilizadores ligar, controlar e monitorizar sem problemas até quatro câmaras em simultâneo, e é compatível com a XF605, a EOS C70, a EOS C300 Mark III e a EOS C500 Mark II.

A interface de utilizador simples e intuitiva permite operar remotamente uma vasta gama de funções da câmara, como zoom ótico, controlo da exposição, focagem automática por toque, perfis de imagem, e outras. Para além disso, permite monitorizar até quatro câmaras em simultâneo em alta qualidade e com latência mínima. Os utilizadores são agora capazes de controlar um estúdio com várias câmaras na palma da sua mão, tendo a capacidade de ajustar definições críticas e acionar remotamente várias câmaras ao mesmo tempo.

A Canon anunciou também diversas atualizações de firmware gratuitas para a câmara de vídeo XF605 e para câmaras EOS Cinema. A câmara de vídeo profissional XF605 beneficia agora de suporte avançado de streaming IP SRT, que permite streaming de vídeo fiável e de alta qualidade através de redes Wi-Fi ou Ethernet.

A nova função Chunk Transfer permite o carregamento faseado de gravações de longa duração através de FTP, utilizando a aplicação Content Transfer Mobile da Canon2, para permitir fluxos de trabalho mais eficientes para notícias de última hora. Outras melhorias à XF605 incluem a adição do perfil de imagem Canon 709, anteriormente encontrado nas câmaras EOS Cinema, melhorando as filmagens diretamente da câmara com um aumento subtil do contraste e da cor, bem como outras opções de personalização do monitor de forma de onda e da dimensão e opacidade do vectorscope.

As câmaras de cinema EOS R5 C, EOS C70, ESO C300 Mark III e EOS C500 Mark II beneficiam agora de uma compatibilidade alargada com as mais recentes objetivas zoom Super 35mm Flex, objetivas Cinema Prime com baioneta RF, e a inovadora RF 24-105mm F2.8L IS USM Z. Uma função de teleconversor digital também permite que as objetivas cheguem ainda mais longe com ampliação digital incorporada na câmara.

A aplicação Multi-Camera Control e as atualizações de firmware para a XF605 e as câmaras EOS Cinema vão estar disponíveis a partir de dezembro de 2023.

1-Compatível com as versões iOS 16.2-16.7 / 17.0-17.1. iOS é uma marca comercial ou uma marca registada da Cisco nos EUA e noutros países e é utilizada sob licença.
2-Aplicam-se custos de subscrição.