A pessoa por detrás do formador!

Abril 20, 2023
Formador Canon

No passado mês de março, a equipa ESTUDIOPT recebeu uma pequena formação, na qual renovou alguns conceitos básicos de fotografia.

A sessão foi patrocinada pela CANON, tendo a partilha de conhecimentos sido realizada por João Salvador. Até aqui, apenas conhecíamos o João como o rapaz que dava um toque especial ao expositor da marca - ou, por outras palavras, o arrumava. Mas ele é muito mais que isso. Daí que, munida de um papel e de uma caneta, tenha decidido conversar com o João e conhecê-lo melhor.

A pergunta “quem é o João Salvador?” deixou-o sem palavras durante uns momentos. Em sua defesa, acredito que ninguém é capaz de se descrever assim rapidamente e de forma espontânea, sem antes ter exercitado mentalmente uma resposta. “Comunicador, sem dúvida”, foi a primeira coisa que me disse. Concordo!

Finalmente, veio a resposta completa. Definiu-se como um “comunicador multidisciplinar, sensível e dedicado às artes, focado em detalhes”. É bem provável que tenha sido a definição mais poética que ouvi vindo de alguém sobre si mesmo.

O gosto pela fotografia foi crescendo pela observação do mundo. “Fazia sentido tornar a visão do mundo, daquilo que me rodeia, em algo palpável”. Estudou música durante cerca de 10 anos e é, neste momento, trabalhador-estudante no curso de Direito. Arte aliada à lei. Ambas de mãos dadas para criar uma boa fotografia. Vê beleza naquilo que pode escapar aos nossos olhos e é um apaixonado por luz e por linhas. Para ele, “é importante a imagem ser fiável” ao que vê.

Terminei a conversa com um cliché: o que dirá a objetiva do João? “Diz que é a extensão da sensibilidade do meu olhar”, replicou.